Hospital São Lucas da PUCRS inicia fase final de testes para a vacina contra a dengue

Nesta sexta-feira, 4, o Hospital São Lucas da PUCRS deu início a fase final dos testes para o desenvolvimento da vacina contra a dengue, que vem sendo realizada junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. Os primeiros participantes receberam o imunizante no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do HSL, em Porto Alegre, onde serão testados 350 voluntários com idade entre 18 e 59 anos. Além disso, o levantamento somará mais 350 voluntários da cidade de Pelotas, pois a previsão é que 700 pessoas colaborem com a pesquisa para que seja possível disponibilizar a vacina para a população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também foi o responsável pelos testes da vacina contra o coronavírus na instituição. Para ele, a testagem do imunizante contra a dengue é um avanço de extrema importância na ciência. “Em 2016 iniciamos o estudo da vacina contra a Dengue, em parceria com o Instituto Butantan e vários centros de pesquisa no Brasil. Esse estudo deve trazer uma vacina muito importante para a prevenção da doença”, destaca. O especialista explica que o imunizante foi desenvolvido a partir do vírus atenuado, ou seja, enfraquecido, por meio de um estudo duplo-cego randomizado. “A cada seis voluntários que receberão a vacina, um terá a aplicação de placebo. Os participantes só serão informados sobre os grupos que foram inseridos – da vacina ou do placebo – ao final da análise dos dados”, pontua.

De acordo com a enfermeira da Pesquisa Clínica do HSL, Isabelli Guasso, os participantes serão acompanhados por 52 semanas após a primeira aplicação e as análises serão feitas periodicamente. “Faremos esse acompanhamento tanto de forma presencial, com consultas no HSL, quanto de forma remota, por meio de teleatendimento”, ressalta. A enfermeira e coordenadora do estudo da Dengue, Larissa Sanches, afirma que, a partir de hoje, os demais voluntários selecionados irão receber a dose até janeiro de 2023, quando encerra a fase de testes da vacinação. “O recrutamento de voluntários interessados em participar do estudo segue aberto. Para isso, é preciso ter idade entre 18 e 59 anos e não ter tido contato com o vírus da Dengue”, salienta. O formulário de inscrição pode ser conferido no site bit.ly/3Uq8P5N, mesmo endereço em que mais informações podem ser obtidas.

Voluntários ajudam a salvar vidas

A estudante de Medicina, Helena Morsch Marques (foto), foi a primeira participante a receber o imunizante nesta sexta-feira, 4. Ansiosa pelo momento da aplicação, ela destacou que, como futura profissional da saúde, considera importante incentivar a ciência. “Eu acredito na ciência e quero muito fazer parte de estudos que possam ajudar outras pessoas”, disse. O segundo participante da pesquisa foi o empresário Luciano de Souza Almeida, que frisou a importância da vacinação para preservar vidas. “Quando fiquei sabendo do estudo para a vacina contra a Dengue fiz questão de me inscrever, pois a Dengue é uma doença que afeta os brasileiros há muitos anos e, agora, temos a possibilidade de participar de uma pesquisa que vai ser muito significante para uma futura vacinação em massa que ajudará a população”, completou.