Fevereiro Laranja: campanha busca conscientizar a população sobre a leucemia e reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença

O mês de fevereiro é marcado pela campanha de conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea, Fevereiro Laranja. Segundo dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2024, serão diagnosticados cerca de 11,5 mil novos casos de leucemia. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos. 

Segundo a médica hematologista do HSL, Dra. Jalise Wolski de Oliveira, “a leucemia geralmente acontece no glóbulo branco, em uma célula de defesa, e os sintomas podem variar entre fraqueza, onde pode-se desenvolver anemia, infecções, que podem diminuir os glóbulos brancos que fortalecem o sistema imunológico, sangramentos, manchas roxas, hematomas, aumento de ínguas e dores abdominais”, explica. A especialista destaca ainda que existem quatro tipos de leucemia: a leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide aguda e a leucemia linfoide crônica. A diferenciação entre cada uma ocorre por meio da formação da célula pluripotente por meio das linhagens mieloide ou linfoide e pela gravidade de cada caso. 

Como doar medula óssea no Brasil 

No Brasil, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) reúne as informações de pessoas interessadas em doar medula óssea para quem precisa de transplante. O voluntário disposto a doar precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), além de preencher uma ficha com informações pessoais. A partir do cadastro, uma pequena quantidade de sangue é retirada do candidato a doador para a identificar suas características genéticas. Confira os pré-requisitos para se tornar um doador: 

 

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade. 

  • Apresentar documento oficial de identidade com foto. 

  • Estar em bom estado geral de saúde. 

  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante. 

  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. 

  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.