Espondilite anquilosante: entenda a doença inflamatória crônica que atinge pessoas no início da fase adulta
Caracterizada por uma doença inflamatória crônica, a espondilite anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamação, principalmente, na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (articulações que ficam na região das nádegas). Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o público atingido pela doença, que possui prevalência de 0,5 a 0,8 por 100.000 habitantes, é majoritariamente masculino, principalmente em casos de histórico familiar com a patologia.
O reumatologista do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do Hospital São Lucas da PUCRS, Diego Ustarroz Cantali, explica que os primeiros sintomas costumam surgir antes dos 45 anos de idade e são caracterizados por dor e inchaço nas articulações, principalmente a dor lombar inflamatória. “As características do desconforto iniciam, normalmente, em uma idade menor de 40 anos, melhora com exercícios físicos e costuma ocorrer à noite, quando é a tendência de repouso aumenta”, ressalta.
“É uma doença insidiosa, que começa devagar e avança aos poucos”, completa. O diagnóstico da doença é feito por médicos reumatologistas por meio da consulta clínica e de exames solicitados por especialistas. O tratamento é indicado de acordo com cada caso e, normalmente, é feito com medicações da classe dos anti-inflamatórios até os imunobiológicos.
Equipe multidisciplinar de cuidados
O Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais renomados da área de Dermatologia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia e Gastroenterologia. Com ampla experiência, os especialistas realizam o tratamento de doenças como esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, doença de Crohn, lúpus e espondilite anquilosante. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o espaço possui um espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3868 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.