Em meio ao crescimento de casos de Dengue no Brasil, Hospital São Lucas testa dois tipos de vacina contra a doença

O Hospital São Lucas da PUCRS dará continuidade ao estudo para vacina contra a Dengue. Em parceria com o Instituto Butantan e a Merck Sharp and Dohme (MSD), o levantamento de não-inferioridade será realizado com dois tipos de imunizantes por meio da comparação de vacinas semelhantes produzidas com o vírus atenuado da MSD e do Instituto Butantan. O diferencial desta pesquisa é que não haverá a utilização de placebo, ou seja, todos os voluntários receberão um tipo de vacina, mas não terão conhecimento de qual laboratório foi aplicado até o final do estudo, pois será utilizado o método duplo-cego. 

Neste estudo, aproximadamente 1.240 participantes serão randomizados na região Sul do Brasil, tendo uma porcentagem de recrutamento no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital São Lucas. Esses voluntários serão acompanhados durante 12 meses a partir da assinatura do termo de consentimento por meio de seis visitas presenciais no CPC e mais dois encontros remotos, por telefone. Para participar do levantamento, é necessário ter entre 18 a 50 anos de idade, não ter tido diagnóstico de dengue e ser saudável; demais critérios de seleção serão informados na entrevista inicial durante a triagem.  Interessados em participar devem realizar a inscrição no site https://forms.office.com/r/CGsJjkNkbZ.  

O objetivo do levantamento é comparar os títulos geométricos dos anticorpos neutralizantes contra o vírus da Dengue para cada um dos quatro sorotipos da doença. Além disso, o foco será avaliar a segurança e a tolerabilidade dos imunizantes em relação à proporção de participantes que apresentam eventos graves em relação à vacina. O estudo é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também foi o responsável por testes da vacina contra à dengue, à influenza e o coronavírus na instituição.