Doar autoestima e receber afeto: paciente oncológica do HSL recebe peruca nas vésperas de ganhar alta e agradece doadores

Desapego para alguns, esperança de um recomeço para outras. Ações como a arrecadação de mechas realizadas na 1ª edição do Cabelaço, possibilitam a confecção de perucas que são doadas às pacientes oncológicas do Hospital São Lucas da PUCRS. Como exemplo de superação, a paciente Irma Fofonka de Fraga, que ficou internada 51 dias no HSL, pôde escolher uma peruca com a ajuda do Serviço de Pastoral e Solidariedade do HSL no dia de sua alta.

Após uma semana do dia que perdeu seus cabelos devido ao tratamento oncológico, Irma teve a oportunidade de renovar a autoestima. Ao se olhar no espelho, a paciente teve a surpresa de ver a vida voltando à rotina. “É uma alegria receber essa peruca, pois eu não esperava por isso. Esse câncer foi uma surpresa e, assim como eu perdi o meu cabelo, hoje recebo de voluntárias que doaram seu cabelo e pensam pessoas. Agradeço a cada uma que faz esse ato tão bonito”, destaca.

Em meio a risadas, emoções e gratidão, Irma escolheu o modelo de peruca com a ajuda dos familiares e voluntários do Serviço de Pastoral e Solidariedade e já saiu pensando em diferentes formas para fazer novos penteados. “Desde que cheguei no hospital tenho recebido muito carinho da Pastoral, eles foram muito atenciosos, assim como os médicos que se preocuparam e me convenceram a usar a peruca. Agradeço de coração ao Hospital São Lucas da PUCRS pelo carinho e o amor que eu estou sendo tratada. Saio daqui com saudades de todos que passaram por mim”, finalizou emocionada.

Com a história de Irma que as atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização ao câncer de mama chegam ao fim. Mas, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas segue o trabalho multidisciplinar todos os dias do ano, focando no atendimento integrado do paciente, desde o diagnósitico até o cuidado continuado.