Dia Nacional da Consciência sobre Esclerose Múltipla alerta para diagnóstico precoce

O dia 30 de agosto é marcado pelo Dia Nacional da Consciência sobre Esclerose Múltipla, uma doença autoimune que causa inflamações no cérebro e na medula espinhal. A esclerose múltipla acomete, principalmente, pessoas com idade entre 20 e 30 anos, sendo os principais sintomas da doença formigamento em metade do corpo, fraqueza e visão dupla e borrada.

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que cerca de 40 mil brasileiros possuam a doença. O neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS e integrante do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL, Dr. Douglas Sato, ressalta a importância de procurar um médico neurologista para avaliação assim que os sintomas surgirem. "Hoje em dia temos muitos tipos de tratamento e é de suma importância o diagnóstico precoce, porque nós sabemos que quanto antes o paciente for diagnosticado e iniciar o tratamento, mais chances existem de reduzir o risco de sequelas", explica.

Saiba mais

Esteja atento aos sinais e faça acompanhamento médico contínuo. A equipe do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL possui profissionais da área que atendem com ampla experiência e acolhimento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou por telefone (51) 98502-1128.