Dia Mundial do Veganismo: a importância da inclusão alimentar

Nesta terça-feira, 1º de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Veganismo. A tendência está crescendo cada vez mais no Brasil e, apesar de não haver pesquisas que apresentem com precisão o número de veganos no país, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

Celebrado desde 1994, o Dia Mundial do Veganismo foi criado para homenagear o 50º aniversário da The Vegan Society, na Inglaterra, e para comemorar a criação dos termos “veganismo” e “vegano”. Em alusão a data e com o intuito de colocar o bem-estar do paciente no centro das decisões, o Hospital São Lucas da PUCRS dispõe de um cardápio com opções veganas, como mix de salada verde, legumes cozidos, arroz integral, caponata de berinjela e lasanha bolonhesa à base de plantas.  

Apesar da maioria dos pacientes atendidos no HSL terem preferência pela alimentação de origem animal, a nutricionista de produção do hospital, Letícia Schirmer de Oliveira, explica que é importante ter inclusão alimentícia no cardápio. “O mesmo acontece com a intolerância ao glúten e à lactose, temos muitos pacientes que possuem a restrição e precisamos estar atentos às demandas”, afirma.