Dia Mundial de Cuidados Paliativos: abordagem interdisciplinar auxilia no tratamento de pacientes com doenças avançadas

Com o tema Curando Corações e Comunidades, neste sábado, 8 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A escolha da temática, realizada pela Aliança Mundial de Cuidados Paliativos (em inglês The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance - WHPCA), foi definida com base nas consequências da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia, quando muitas famílias perderam familiares e amigos e o luto foi vivenciado no mundo todo.

Segundo o coordenador do Núcleo dos Cuidados Paliativos do HSL, Lucas de Azambuja Ramos, os cuidados paliativos integram uma modalidade de cuidado interdisciplinar, com foco em pacientes com doenças avançadas ou ameaçadoras de vida. “Nesse âmbito, tratamos a pessoa por meio de uma avaliação do ponto de vista biológico, psicológico, social e espiritual, ou seja, sempre observando não só pelas suas demandas físicas, mas em outras questões. Além disso, em caso de doenças graves e avançadas, vamos nos preocupar com toda equipe assistencial que está envolvida”, explica.

Além do foco no paciente, a equipe de cuidados paliativos tem contato assíduo com os familiares que o acompanham, por isso, é importante trabalhar com um grupo de profissionais de diversas especialidades. “Quando falamos em uma equipe multidisciplinar, cabe lembrar que, aqui no HSL, temos equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes espirituais”, ressalta.

“Tão importante dentro do conhecimento em saúde e do desenvolvimento é o cuidado de um paciente, é uma forma de resgatar um pouco da humanidade do cuidado paliativo, trazendo o paciente para o centro desse cuidado e tentando, dentro das maneiras possíveis, a melhoria de qualidade de vida, o controle de sintomas de forma mais efetiva e a satisfação dos familiares”, finaliza Ramos.