Dia da Amazônia: pensar no desenvolvimento sustentável e integral é importante para o presente e para futuro

‘‘O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.’’ Essas são algumas das palavras do Papa Francisco expressas na Encíclica Laudato Si’. O apelo também é reforçado por Irmãos e Leigos/as maristas que atuam na região amazônica e trabalham diariamente em prol da preservação da Casa Comum. 

No dia 5 de setembro, celebramos o dia da Amazônia, berço acolhedor de tantas vidas e que abrange nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Além de ser um dos ecossistemas mais ricos existentes, a Amazônia abriga cerca de 20% dos recursos hídricos de todo o planeta, influenciando diretamente no equilíbrio climático da Terra. ‘‘Nosso profetismo é combater, denunciar, recusar tudo o que atenta contra esse bioma’’, enfatiza o Irmão Sebastião Ferrarini, da Comunidade Marista de Boa Vista (RR).

Esse horizonte nos interpela como Irmãos, Leigos e Leigas, a lutar pelos direitos dos mais empobrecidos, dos povos nativos e a preservar as riquezas culturais e naturais. ‘‘Defender a Amazônia, mantê-la de pé também é defender a vida, a biodiversidade, o supermercado e a farmácia dos povos indígenas e ribeirinhos. Que tenhamos a consciência e sabedoria para bem preservar e cuidar da nossa querida Amazônia”, complementa o Irmão Nilvo Luiz Favretto, da Comunidade Marista de Lábrea (AM) atuante na região ribeirinha de Camaruã, rio Tapauá.   

Além das áreas protegidas, outra forma de conter o desmatamento e, consequentemente, as mudanças climáticas, é desenvolver atividades econômicas sustentáveis nas florestas, de modo a fortalecer as comunidades locais e aproveitar os recursos disponíveis nas regiões. Para Laura La Maza, Leiga marista da Comunidade de Tabatinga (AM), que realiza um trabalho de cultivo de horta orgânica, devemos nos unir na luta para a proteção da Amazônia como parte essencial do ecossistema: “protegê-la e conscientizar todos que passam pelos nossos caminhos sobre sua importância é nosso incansável labor’’, enfatiza.

Presença Marista na Amazônia

Há mais de 50 anos, a presença marista percorre comunidades nativas, regiões ribeirinhas e a imensidão de rios, lagos e florestas amazônicas. Os Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as da Rede Marista estão presentes nas cidades de Boa Vista, no estado de Roraima; Manaus, Tabatinga e Lábrea, no estado do Amazonas; Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre; Porto Velho, em Rondônia; e Sinop, no Mato Grosso.  Estão à frente de projetos que visam a formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas, Pastoral, Animação Vocacional, educação básica e voluntariado.