Dia D: HSL, Grupo Oncoclínicas e PUCRS realizam atividades de conscientização e autocuidado direcionadas às colaboradoras do hospital

O Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com o Grupo Oncoclínicas e os cursos de Enfermagem e Biomedicina da PUCRS, realizou uma série de atividades interativas sobre câncer de mama, direcionadas às colaboradoras do HSL. Cartões de mitos e verdades, simulações de exames e momentos para sanar dúvidas sobre o exame de mamografia foram algumas das ações elaboradas pelas estudantes.

Além das atividades alusivas ao Outubro Rosa, consultoras de beleza independentes da Mary Kay estiveram no evento e ensinaram as colaboradoras a realizar a hidratação do rosto e massageá-lo da forma correta. “É fundamental falarmos sobre prevenção e saúde. Por isso, estamos aqui para conscientizar nossas colaboradoras ao autocuidado”, destacou o diretor-geral do HSL, Saulo Mengarda. “Promovemos um momento para tirar dúvidas relacionadas ao câncer de mama, à radioterapia e ao autoexame. Foi uma oportunidade para as nossas colaboradoras cuidarem da saúde”, completou a diretoria assistencial, Simone Ventura.

“Hoje acolhemos as colaboradoras e os colaboradores para receberem informações de prevenção e cuidados com a saúde,” explicou enfermeira coordenadora do HSL, Celita Fraporti. De acordo com Clarissa Ferraz, aluna do último semestre do curso de Enfermagem, o Dia D foi fundamental para incentivar o maior número de mulheres a realizarem seus exames. “Na ação, pudemos explicar qual é o agente causador do câncer de mama e a periodicidade do exame, além de fomentar as mulheres a buscarem às unidades de saúde”, finalizou.