Colaboradores do HSL finalizam curso do Programa de Desenvolvimento de Lideranças e recebem certificação

O Hospital São Lucas da PUCRS realizou, na última semana, o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, direcionado aos líderes de todas as áreas do HSL. Com o propósito de sempre pensar no bem-estar do paciente e em oferecer excelência nos serviços prestados, a iniciativa, que teve início em março deste ano, possibilitou o fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos colaboradores no contexto complexo de saúde.

A qualificação ocorreu em forma de curso, na modalidade de sala de aula invertida, com aulas on-line e presenciais, em parceria com a Escola de Negócios e Educon - Centro de Educação Continuada da PUCRS. Durante as aulas, foram abordados diferentes temas e, a partir do conhecimento adquirido durante os sete meses de estudo e das vivências obtidas em cada área, os líderes foram reunidos em grupos e foram instigados a pensar em sugestões de melhorias nos processos operacionais para serem discutidas e, futuramente, implementadas no hospital.

Durante a entrega das certificações, o diretor geral do HSL, Saulo Mengarda, parabenizou todas as lideranças que participaram da qualificação. “Concluímos a primeira turma de formação de lideranças em parceria com a Escola de Negócios da PUCRS com objetivo de proporcionar um melhor atendimento aos nossos pacientes e também a todos os liderados da instituição”, ressaltou. A gerente de Gestão de Pessoas, Patrícia Campos, afirmou que o programa foi realizado pelo corpo docente da Universidade com base no planejamento estratégico e nos pilares do HSL. “Foram desenvolvidos conteúdos específicos para que pudéssemos, cada vez mais, preparar as nossas lideranças para que sejam protagonistas no processo de transformação e crescimento institucional”, pontuou.

A professora e coordenadora da Escola de Negócios da PUCRS, Loraine Muller, destacou que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças teve mais de 150 horas de capacitação entre teoria e aplicação prática. “Os quatro módulos que nós trabalhamos foram: orientação para o cliente e mercado, gestão de pessoas e conflitos, tomada de decisão, cultura organizacional e mudanças. O objetivo desse programa, além de capacitar as lideranças, foi ajudá-las no processo de mudança da estratégia do hospital”, frisou.

Para a enfermeira coordenadora dos Ambulatórios, Celita Fraporti, o curso possibilitou mudanças em seu ambiente de trabalho. “A formação de lideranças contribuiu diretamente para o alicerce do meu time e nas ações do dia a dia, ações essas que refletem na fidelização e experiência do nosso paciente”, contou. Já a supervisora de Governança e Hotelaria, Danusa Malta da Silveira, completou dizendo que a imersão de trocas de conhecimento e de experiências possibilitará a transformação de uma gestão mais profissional e humana, trazendo mais resultados à instituição. “Atualmente eu sou responsável por uma equipe de, aproximadamente, 225 colaboradores e o plano de desenvolvimento de lideranças nos possibilitou uma nova forma de pensar em gestão”, finalizou.