CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA MARCA O ENCERRAMENTO DO 3° CAPÍTULO PROVINCIAL

O 3° Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista foi encerrado nesta sexta-feira, 26/11. Durante quatro dias, os Irmãos Capitulares estiveram reunidos no Recanto Marista Medianeira para traçar os rumos da instituição para os próximos três anos. 

Como resultado das reflexões e discussões foram aprovadas duas prioridades para o próximo Triênio: Identidade do Ser Irmão e Solidariedade e Cuidado com a Vida. Saiba mais: 

1ª Prioridade: IDENTIDADE DO SER IRMÃO  

Fortalecer a nossa identidade de Religiosos Consagrados Maristas, como comunidade de fé, alicerçada na vida fraterna, na espiritualidade e na missão, com ousadia e esperança, respondendo aos sinais dos tempos.  

 Pontos de atenção 

  • Cultura vocacional:  Assumir a corresponsabilidade com a promoção das vocações. 

  • Animação Vocacional: Fortalecer o plano de formação, acompanhamento e animação. 

  • Formação permanente: Acompanhar e cuidar dos irmãos e das comunidades, com a implantação do plano de formação. 

  • Familiares dos Irmãos: Oportunizar formação e vivência do carisma marista. 

 2ª Prioridade: SOLIDARIEDADE E CUIDADO COM A VIDA 

Fortalecer, em rede, a cultura da solidariedade, em vista da transformação social, da promoção dos direitos humanos e do cuidado da casa comum, colaborando na construção do Reino de Deus.  

 Pontos de atenção 

  • Projetos Sustentáveis: Estimular projetos sustentáveis nas dimensões humana, financeira, ambiental e carismática, em todos os espaços de missão. 

  • Região Amazônica: Criar e implementar um projeto estratégico para a missão marista na Amazônia.

 Outros pontos de atenção: 

  • Carisma: Aprimorar o conhecimento e a vivência do carisma marista em nossos espaços de missão. 

  •  Vocação Laical: Apoiar itinerários formativos e vocacionais com os leigos/as maristas. 

  • Integralidade da Pessoa: Potencializar o desenvolvimento integral da pessoa e seu protagonismo.   

Durante o encerramento da aprovação das prioridades, o Irmão Sylvain Romuald Ramandimbiarisoa, Conselheiro Geral do Instituto Marista, reforçou que o trabalho voltado para esses pontos será muito importante para a vitalidade do carisma marista. “Somos instigados a pensar: o que Deus espera de nós? O que Ele quer que sejamos? Vocês elegeram como primeira prioridade o cuidado com o ser, e depois a formação permanente, isso reflete o quanto nossas ações precisam se voltar primeiramente para a interioridade do ser para posteriormente agirmos com coerência e responsabilidade”, avaliou.

 Uma nova gestão para a Província 

Durante o 3° Capítulo também foi eleito o novo Conselho Provincial. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto  Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi  acompanharão o Provincial Ir. Deivis Alexandre Fischer no próximo triênio. 

“Dialogarmos, sonharmos juntos... isso faz parte do processo sinodal. Todos nós precisamos nos engajar: Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as são corresponsáveis pela missão, e, por isso, nós somos a mensagem do Capítulo. São as nossas ações cotidianas que irão concretizar todas as prioridades”, avaliou o Irmão Deivis. “A Província Marista Brasil Sul-Amazônia somos todos nós!”, enfatizou. 

O Capítulo Provincial foi encerrado com missa solene, na qual também foi realizada a renovação de votos temporários dos Irmãos Antonio Rai Costa de Menezes, Donavan Farias Machado,  Luciano Taminski e Matheus da Silva Martins.