Bruxismo: entenda o transtorno involuntário que atinge cerca de 40% da população brasileira

Uma atividade involuntária que atinge cerca de 30% da população mundial e 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde, o bruxismo é um tipo de transtorno dos músculos mastigatórios. Ainda sem causa esclarecida, o bruxismo está associado com estresse, ansiedade, fatores hereditários, uso de medicações com fluoxetina e refluxo esofágico não tratado. Ele se apresenta em duas manifestações distintas: noturno e diurno.

De acordo com a especialista em Reabilitação Oral e Estética, Adriana Sesti Paz, que realiza o serviço de Odontologia Hospitalar no Hospital São Lucas da PUCRS, alguns pacientes não vão apresentar sintomas, mas vão ter manifestações clínicas como desgastes dentários e fraturas. “Outros vão ter mais sintomatologia e terão dores na cabeça, na articulação temporomandibular, no masseter (músculo da mastigação) ou na cervical. Alguns ainda podem apresentar zumbido no ouvido e cansaço ao acordar”, explica.

Apesar do bruxismo não ter uma cura específica, após a avaliação médica e com o auxílio de alguns exames complementares, o dentista realizará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento para cada caso. “Podemos tratar os sintomas correlacionados às queixas dos pacientes com o uso de placas miorrelaxantes, botox, fisioterapia e ortodontia”, finaliza.

Saiba como prevenir o bruxismo

– Realize atividades físicas e lúdicas na rotina diária

– Reduza a sobrecarga de tarefas do dia a dia

– Faça acompanhamento psicológico

– Evite dormir de luz acesa ou com a TV ligada, assim como o uso de telas (smartphones) pelo menos uma hora antes de dormir