Boas práticas: ainda é necessário fazer a higienização de alimentos como na pandemia?
Frutas, legumes e verduras devem ser lavados com tanto cuidado mesmo na pós-pandemia? A nutricionista de produção do Hospital São Lucas da PUCRS, Letícia Schirmer, afirma que todos os alimentos crus precisam passar por um processo de higienização de forma constante.
É recomendado lavar, individualmente, cada alimento em água corrente, retirando todas as sujeiras e partes danificadas. Após isso, os itens devem ser colocados em um recipiente de molho em uma solução clorada por, no mínimo, 15 minutos. O líquido é feito por meio de uma mistura de água sanitária (uma colher de sopa) dissolvida em um litro de água; depois do procedimento, os alimentos devem ser enxaguados para a remoção dos resíduos.
Letícia destaca que o vinagre não elimina as bactérias, apenas ajuda para que sujidades como larvas, por exemplo, sejam retiradas dos alimentos. “Algumas doenças gastrointestinais, como estafilococos, salmonelose e demais doenças que causam sintomas como diarreia são causadas por esses germes localizados nos alimentos”, explica. “É importante fazer a limpeza de vegetais e frutas para manter a nossa saúde em dia”, complementa.