Banco de Sangue do HSL e Premus lançam movimento Embaixadores da Vida
Nesta quarta-feira, 12, o Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS e o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde (PREMUS), lançaram o movimento Embaixadores da Vida. A iniciativa visa proporcionar uma ação de pertencimento aos residentes para que se sintam ainda mais valorizados na instituição e instigar novas ideias para prospectar mais doadores de sangue.
Na oportunidade, a hematologista Lilian Arais explicou como funciona o processo da doação de sangue, quais são os pré-requisitos, quem pode realizar a ação solidária e informou mais detalhes sobre o movimento. “Tive o privilégio de participar do projeto Embaixadores da Vida, um projeto que envolve residentes das áreas multidisciplinares para conscientização e captação de doadores de sangue, algo que é tão importante e fundamental para o bom atendimento dos nossos pacientes hospitalizados”, destacou a especialista.
Ao final do evento, os residentes foram presenteados com botons para utilizarem junto ao crachá para representar as lideranças do projeto. A coordenadora do Premus, Dra. Clarissa Blattner, disse que o movimento Embaixadores da Vida é muito positivo para os residentes. “Eles são profissionais que estão 60 horas semanais e entendem muito bem a percepção e a importância desse tipo de iniciativa. Essa ação vai com certeza agregar a formação deles”, pontuou Clarissa.
Para o residente do segundo ano de Física Médica em Radioterapia, João Gabriel Schossler Lopes, a apresentação foi importante para sanar dúvidas e aperfeiçoar seus conhecimentos. “Na Radiologia, realizamos a radiação de hemocomponentes, então tive oportunidade de fazer perguntas que possam ajudar no meu trabalho e pensar, junto ao meu grupo, em ações pertinentes para que consigamos trazer mais doadores para o banco de sangue e conscientizar os pacientes e seus familiares sobre a importância do ato”, ressaltou o residente.