3ª edição de Vitórias aborda o combate ao câncer de mama e multiplica informação

Valorizar trajetórias, apresentar mulheres que têm em sua história a luta contra o câncer de mama e multiplicar as informações sobre o diagnóstico da doença. Com esse propósito, a 3ª edição da série Vitórias, realizada em parceria entre o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas e Grupo RBS, estreou nesta sexta-feira, 7, no Globo Esporte RS. A iniciativa conta com reportagens, apresentadas pela jornalista Alice Bastos Neves, que relatam a importância de se manter ativo e em movimento para a recuperação após o tratamento.

No Brasil, cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados e 18 mil mulheres morrem em decorrência da doença anualmente. Para minimizar a estatística e multiplicar a conscientização, serão veiculados quatro episódios todas as sextas-feiras do mês de outubro, com a participação de mulheres que relatam suas histórias sobre o enfrentamento da doença e compartilham como se apegaram no esporte para enfrentar o desafio. Além disso, a série contará com a colaboração de médicas oncologistas e mastologistas do HSL e do Grupo Oncoclínicas, que serão as fontes para falar sobre diagnóstico, tratamento, fatores de risco e a importância da prevenção, entre outras temáticas. A série foi gravada em diversos lugares de Porto Alegre com diferentes públicos a fim de conectar as pessoas e multiplicar o conhecimento sobre a campanha.

Junto às matérias do Globo Esporte RS, serão veiculados conteúdos especiais nos outros canais do Grupo RBS, como chamadas na Rádio Gaúcha reportagens no jornal Zero Hora. “Desde que eu tive o diagnóstico de câncer de mama, nós trouxemos essa pauta do Outubro Rosa pra dentro do Globo Esporte, pois entendemos que o esporte, por ter essa abordagem tão emocional e que toca as pessoas, é uma ferramenta muito poderosa para levar informação para o nosso público”, explica Alice. "Homens e mulheres devem vestir a cor rosa neste mês para que consigamos ter cada vez mais mulheres fazendo exames, tendo o diagnóstico precoce, garantindo a vida e a chance de cura, completou a apresentadora.