tag-header Startup da área da saúde participou de um dos maiores eventos de inovação do mundo - HSL - Hospital São Lucas da PUCRS

Startup da área da saúde participou de um dos maiores eventos de inovação do mundo

Inteligência Artificial auxilia Farmácia Clínica na tomada de decisões

A equipe da Noharm.ai, plataforma que auxilia a Farmácia Clínica dos Hospitais e Redes de Farmácias Comerciais na tomada de decisões, por meio da Inteligência Artificial, hoje está em 27 hospitais, entre eles o Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, participará do WebSummit, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do mundo.

A tecnologia opera em 500 leitos do HSL atualmente e integra o Biohub PUCRS, iniciativa da PUCRS, através do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro – InsCer, do HSL e das Escolas da Universidade, e o NAVI, hub de Inteligência Artificial e Ciência de Dados liderado pelo Tecnopuc e pela Wisidea Ventures. O desenvolvimento do negócio no contexto da Universidade ocorreu através do Track Startup, uma trilha de oportunidades para que os estudantes empreendam. Até o momento, o negócio já impactou mais de 70 mil vidas no total.

Henrique Dias, aluno da Escola Politécnica da PUCRS, que trouxe a ideia do projeto, conta que o propósito de estar em um dos maiores eventos do mundo ao lado do Tecnopuc é claro: “Temos uma tecnologia capaz de impactar vidas no mundo todo. Queremos nos conectar globalmente com a área da saúde, da inteligência artificial, e da economia de propósito, que é um dos tópicos que mais chama a minha atenção no momento e que vou ver bastante no WebSummit”.

A solução otimiza a validação farmacêutica para priorização de prescrições e a identificação de pacientes críticos, utilizando os dados do hospital, respeitando toda legislação de LGPD. O sistema aprende e tem potencial exponencial de impactar positivamente toda cadeia produtiva.

Segundo a orientadora da pesquisa do Henrique, e professora da Escola Politécnica da PUCRS, Renata Vieira, o aluno sempre procurou associar sua pesquisa aos problemas reais enfrentados nos hospitais, procurando soluções que pudessem trazer diferenças positivas na área da gestão de eventos adversos. Outra característica do trabalho foi o empenho em buscar parcerias, reconhecendo que a pesquisa é interdisciplinar. “Uma dessas parcerias foi estabelecida com a Professora Janete de Souza Urbanetto e sua equipe de pesquisa no Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica. Janete é enfermeira especialista nos estudos de eventos adversos relacionados a quedas”, comenta Renata.

A coordenadora de inovação do HSL e do Biohub PUCRS, Diana Jardim, fala sobre a emoção de ver a pesquisa acadêmica multidisciplinar tomar proporções de negócios de impacto para saúde “Este é o objetivo do BIOHUB e de toda estratégia da direção executiva do HSL, fomentar o ecossistema de saúde, alçando tecnologias que apoiem a otimização de processos, a qualidade assistência e a eficiência hospitalar”.

Sobre a Noharm.ai

A solução, que nasceu do projeto de pesquisa de Henrique na Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS, e foi pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição, apresenta uma inteligência artificial capaz de gerar escores de risco das prescrições e priorização dos pacientes, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões das farmacêuticas do hospital. Agora, a NoHarm.ai expande o mercado, levando a solução para todo o Brasil e ultrapassando as fronteiras brasileiras. A presença no WebSummit faz parte desse movimento.

A Noharm.ai desenvolveu dois algoritmos para automação da triagem farmacêutica. Enquanto um faz a priorização das prescrições fora do padrão, o outro trabalha na identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Quando Henrique e Ana Helena idealizaram a startup, eles se juntaram a mais sete voluntários para terminar o desenvolvimento do sistema e colocar a pesquisa em prática. Os Hospitais Mãe de Deus e Santa Casa, ambos de Porto Alegre, abraçaram o projeto e decidiram implantar o sistema na rotina diária da farmácia clínica. Hoje são mais de 27 hospitais e 6 mil leitos monitorados todos os dias.

Sobre o Biohub PUCRS

O BioHub é uma iniciativa da PUCRS, através do Parque Científico e Tecnológico – Tecnopuc, do Instituto do Cérebro – InsCer, do Hospital São Lucas – HSL e das Escolas da Universidade. Sua atuação envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida. É o Hub de inovação em saúde da PUCRS, uma teia que conecta e valoriza toda as estruturas e iniciativas da Universidade: academia, laboratórios, empresas, startups, parceiros e mercado.