tag-header Hospital São Lucas inicia obras com investimentos do Ministério da Saúde - HSL - Hospital São Lucas da PUCRS

Hospital São Lucas inicia obras com investimentos do Ministério da Saúde

Recursos possibilitarão a revitalização de mais de 17 mil metros quadrados, incluindo bloco cirúrgico, unidades de internação, entre outras áreas


Buscando qualificar os serviços e acolhimento a milhares de pacientes com atendimento humanizado e tecnologia de ponta, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) realizará uma série de obras que revitalizarão mais de 17 mil metros quadrados da instituição. A cerimônia que marcou o início das ações aconteceu nesta sexta-feira, 5 de outubro, com a presença do Ministro da Saúde e de representantes da PUCRS e do HSL.

O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, ressaltou a relevância da ação para a instituição, que possui grande e histórica representatividade na Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e acaba de completar 45 anos de prestação de serviços à comunidade. “Não se trata apenas de uma obra, mas de um passo a mais realizado pelo HSL em direção ao seu reposicionamento e um passo a mais para nosso Campus da Saúde. É um dia histórico, de nos alegrar e celebrar essa bela história de 45 anos de hospital que nos trouxe até aqui”.

Em sua fala, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou que o Ministério da Saúde prioriza os investimentos em instituições que prestam os melhores serviços à população. Cerca de R$ 70 milhões em recursos federais foram captados para a revitalização do Parque Tecnológico, bloco cirúrgico, unidades de internação, entre outras áreas do hospital.

Por ano, mais de 320 mil diagnósticos, 75 mil tratamentos de oncologia, 1 mil atendimentos de hemodiálise, 40 mil internações, 4.300 cirurgias e 2.800 atendimentos de emergência, além de 90 mil consultas e 10 mil teleconsultas, são realizados no HSL através do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o pico da pandemia provocada pela Covid-19, a instituição também teve 58 leitos, entre UTI e enfermaria, referenciados para o atendimento de pacientes com o coronavírus.

“O início da revitalização e modernização tecnológica dos equipamentos médicos e das áreas, reunirão conforto, tecnologia e proporcionarão maior qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Este momento é motivo de alegria para nós, assim como receber a maior autoridade sanitária do País para conhecer o trabalho desenvolvido por nossas equipes”, salienta Leandro Firme, o diretor geral do Hospital São Lucas.

A gerente de Captação de Recursos e Projetos do HSL, Izadora Silveira, afirma que para além da captação de recursos e as mudanças estruturais que irão ocorrer, é importante lembrar que uma união de fatores faz o hospital acontecer: “O conjunto de recursos, a estrutura, a tecnologia de ponta, mas principalmente profissionais experientes e dedicados traduzem a nossa dedicação integral ao cuidado com a vida”.

Mais uma etapa do Campus da Saúde da PUCRS

Com cronograma que deve se estender pelos próximos anos, as obras se iniciam no bloco cirúrgico e outros setores serão impactados gradativamente. As mudanças fazem parte da consolidação do Campus da Saúde da PUCRS, uma iniciativa que tem formato inédito no País e reúne ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas.

O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do HSL, do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida.