O Hospital São Lucas da PUCRS está desenvolvendo um novo estudo para vacina contra a Dengue. Em parceria com o Instituto Butantan e a Merck Sharp and Dohme (MSD), o levantamento de não-inferioridade será realizado com dois tipos de imunizantes por meio da comparação de vacinas semelhantes produzidas com o vírus atenuado da MSD e do Instituto Butantan. O diferencial desta pesquisa é que não haverá a utilização de placebo, ou seja, todos os voluntários receberão um tipo de vacina, mas não terão conhecimento de qual laboratório foi aplicado até o final do estudo, pois será utilizado o método duplo-cego.
Neste estudo, aproximadamente 1.240 participantes serão randomizados na região Sul do Brasil, tendo uma porcentagem de recrutamento no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital São Lucas. Esses voluntários serão acompanhados durante 12 meses a partir da assinatura do termo de consentimento por meio de seis visitas presenciais no CPC e mais dois encontros remotos, por telefone. Para participar do levantamento, é necessário ter entre 18 a 50 anos de idade, não ter tido diagnóstico de dengue e ser saudável; demais critérios de seleção serão informados na entrevista inicial durante a triagem. Interessados em participar devem realizar a inscrição neste site. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com o CPC pelo telefone (51) 33205610, em horário comercial.
O objetivo do levantamento é comparar os títulos geométricos dos anticorpos neutralizantes contra o vírus da Dengue para cada um dos quatro sorotipos da doença. Além disso, o foco será avaliar a segurança e a tolerabilidade dos imunizantes em relação à proporção de participantes que apresentam eventos graves em relação à vacina. O estudo é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também foi o responsável por testes da vacina contra à dengue, à influenza e o coronavírus na instituição.
Cerca de 10 mil pessoas necessitam de bolsas de sangue, diariamente, no Rio Grande do Sul. Pensando...
O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,...
A chuva dos últimos dias deixou prejuízos incalculáveis para milhares de...
Durante setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o Mês da Bíblia,...
A equipe clínica do Programa de Cirurgia da Epilepsia do HSL acaba de realizar mais um...
A equipe de Hematologia do Centro de Pesquisa Clínica do HSL foi a única da região...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar