apresentação

O Serviço de Clínica Médica contempla a especialidade chamada Medicina Interna, popularmente conhecida como “clínica geral”. O estudante de Medicina, ao terminar sua graduação é chamado de clínico geral. Porém, o profissional especializado em Medicina Interna precisa ingressar em uma pós graduação ou residência médica com duração de dois anos, pelo menos, para receber a titulação em Medicina Interna. Essa especialidade capacita o profissional a prestar concurso a outras especialidades dentro da clínica médica, tais como Gastroenterolotia, Pneumologia e Cardiologia.

Essa área de Medicina Interna abrange todas as especialidades, ou seja, quando um paciente não tem um diagnóstico estabelecido ou apresenta múltiplas doenças simultâneas, o médico internista é o mais indicado a conduzir o tratamento e prevenção desse paciente, muitas vezes concomitante a alguma especialidade clínica associada.

O médico internista atende pacientes internados tanto em emergências, unidades de terapia intensiva quanto em leito de enfermaria, por isso tem sido chamado de “hospitalista”. Nesse cenário, ele atua tanto no diagnóstico como no tratamento de doenças que envolvam as áreas de conhecimento da clínica médica em geral. Alem disso, dá suporte a todas as especialidades cirúrgias tanto no planejamento quanto no período apos a cirurgia, diagnosticando e tratando as mais diversas complicações, alem de dar suporte clinico em áreas afins, tais como Oncologia, Hematologia e Neurologia. No ambulatório, atua na prevenção de doenças, é capacitado a fazer avaliações pré-operatórias e seguimento de doenças crônicas em diferentes estágios.

O paciente atendido pelo médico internista é visto globalmente, abrangendo adultos, tanto jovens como idosos, em todo esse espectro de faixa etária. As doenças mais prevalentes na população, tais como hipertensão e diabetes, também são tratadas por médicos internistas.

O Serviço de Clínica Médica é composto, atualmente, por seis professores da Escola de Medicina, todos com formação em Medicina Interna além de especialidades como Endocrinologia, Cardiologia e Nefrologia. Os seis professores têm doutorado em suas áreas de expertise. Atuam tanto na internação quanto em ambulatórios. Um dos professores também está ligado à pós-graduação da PUCRS, oportunizando a entrada e desenvolvimento de pesquisadores a partir da residência em Clínica Médica. Além disso, o Serviço conta com um geriatra com formação em cuidados paliativos, que presta assistência aos pacientes além de também orientar os médicos residentes. Por fim, outro médico internista que tem atividades tanto na internação como nos ambulatórios de Medicina Interna, especialmente um ambulatório recentemente criado para seguimento dos pacientes que estiveram internados por COVID-19 e que necessitam seguimento ambulatorial.

Durante a pandemia por Coronavírus, o Serviço atual de forma fundamental na acolhida e terapia dos pacientes internados no Hospital São Lucas, tanto no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva, Emergência e leitos de enfermaria.

O Serviço dispõe de atendimento na internação e nos ambulatórios de Clínica Medica. Recentemente agregado o ambulatório de seguimento de pacientes pós-COVID, além da orientação por telemedicina dos pacientes que coletam pesquisa de Coronavírus no laboratório do Centro Clínico ou do HSL e que precisam orientação a respeito do que fazer com o resultado do exame, bem como todas as orientações clínicas que o paciente necessita.

Equipe do Serviço

  • ALEXANDRE LOSEKANN

    CRM 12337 | CLÍNICA MÉDICA

    MD, PhD, Residência médica em Nefrologia pela UFSCPA, mestre em Clínica Médica - Nefrologia pela PUCRS, doutor em Hepatologia pela UFSCPA.

    Médico, graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 1982. Especialista em Nefrologia - Residência Médica concluída em 1985 pela UFCSPA no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Doutor em Hepatologia pelo Programa de Pós Graduação em Hepatologia na UFCSPA. Mestre em Clínica Médica, área de concentração Nefrologia pelo Programa de Pós Graduação em Clínica Médica da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou "fellowship" no Institute National de La Santé et Recherche Medical 90, Serviço de Hemodiálise do Hôpital Necker, Paris, França de 1988 a 1989. Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Ensino de Medicina Interna da Escola de Medicina da PUCRS desde 1999. Atual Coordenador da disciplina de Propedêutica Médica da Escola de Medicina da PUCRS. Foi Coordenador do Internato em Medicina Interna da Escola de Medicina - PUCRS de 2008 a 2016. Médico Nefrologista do Serviço de Nefrologia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre atuando na área de transplante renal. Professor convidado do Curso de Pós Graduação - Especialização em Nutrição Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

    Currículo Lattes
  • DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO

    CRM 32727 | CLÍNICA MÉDICA

    Medicina Interna e Nefrologia
    Doutorado em Medicina

    Professora adjunta do Núcleo de Medicina Interna e Diagnóstica da Escola de Medicina da PUCRS. Doutorado em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da PUCRS. Realizou programa de Doutorado Sanduíche como bolssita da CAPES no King's College London. Desenvolve projetos de pesquisa com ênfase em doenças hipertensivas gestacionais e epidemiologia. Membro dos serviços de Nefrologia e Clínica Médica do Hospital São Lucas da PUCRS. Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Residência Médica em Clinica Médica e Nefrologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS. 

    Currículo Lattes
  • DIOVANNE BERLEZE

    CRM 20923 | CARDIOLOGIA

    PhD em medicina interna, Pós graduação em medicina interna, Cardiologia / Ecocardiografia

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do Rio Grande (1994), Programa de residência Médica em cardiologia (1998) e especialização em Ecocardiografia (1999). Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS(2011) .Atualmente atua no Hospital São Lucas da PUCRS e Hospital Moinhos de Ventos.

    Currículo Lattes
  • GABRIELA HEIDEN TELO

    CRM 31737 | CLÍNICA MÉDICA

    MD PhD
    Medicina Interna e Endocrinologia
    Pós-doutorado em Endocrinologia

    Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Especialista em Medicina Interna pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (2008-2010) e em Endocrinologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2010-2012). Possui mestrado em curso de Pós-Graduação em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013), doutorado em curso de Pós-Graduação em Endocrinologia pela UFRGS (2016), Fellowship em Diabetes pela Joslin Diabetes Center/Harvard Medical School (2013-2015), onde realizou parte de seu doutorado, e pós-doutorado em diabetes pela UFRGS (2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia da UFRGS 2017-2020. Atualmente, é professora do Departamento de Medicina Interna da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora e coordenadora da área de Clínica Médica do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Atua principalmente nos seguintes temas: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, obesidade, adesão ao tratamento de doenças crônicas, saúde mental, tecnologia em diabetes.

    Currículo Lattes

novidades em destaque

encontre seu médico