apresentação

Cirurgia Geral (CG) é uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina, que trata do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamentos de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. Atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar a cirurgias minimamente invasivas, a cirurgia do trauma e da região abdominal. Engloba o tratamento de uma ampla gama de enfermidades, e a  residência médica em Cirurgia Geral é também um pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

 

A Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD) é uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina desde 1994, que se ocupa do tratamento cirúrgico especializados das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral. Isso inclui esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e órgãos acessórios, como fígado, vesícula biliar, via biliar e pâncreas. Particularmente, com o aumento da expectativa de vida observado na população do Rio Grande do Sul e do Brasil, observa-se um incremento no número de procedimentos cirúrgicos nesta especialidade, principalmente por enfermidades crônicas, como o câncer, que são mais prevalentes nessa faixa etária.

 

Os Serviços dispõem de atendimentos em consultório para pacientes particulares e convênios. Além disso, ambulatórios para atendimentos pelo SUS de pacientes enviados pela Secretaria da Saúde. Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Bloco Cirúrgico do Hospital São Lucas.

 

O Serviço de CG apresenta plantão presencial, realizado por cirurgião presente 24 horas por dia, sete dias por semana, acompanhados por uma dupla de residentes. O atendimento de urgência inclui a cobertura das Emergencias do Hospital São Lucas, intercorrências em andares e UTIs e suporte as demais especialidades clínicas e cirúrgicas do Hospital São Lucas. Disponibilizamos atendimentos para qualquer tipo de emergencia cirúrgica, assistidos por uma equipe de anestesistas experientes com plantão presencial na instituição.

 

Realizamos todos os procedimentos da especialidade. A equipe é formada por Cirurgiões experientes, muitos pioneiros em procedimento de grande porte e também em procedimentos minimamente invasivos. Tambem fazem parte da equipe cirurgiões jovens, com formação completa, após cumprirem diversos anos de especialização. Após mostrarem competência nas diversas competências exigidas, vão sendo incorporados nas equipes de atendimento.

 

Os Serviço de CG e CAD são responsáveis pelo maior número de operações realizadas no Hospital São Lucas da PUCRS. Historicamente, realizamos uma média de 4 a 5 mil procedimentos cirúrgicos anuais.

 

Os procedimentos realizados incluem todos os campos de atuação da CG e da CAD.

 

Os Serviços de CG e CAD fornecem suporte aos procedimentos invasivos da Gastroenterologia e para as demais especialidades em procedimentos complexos no abdome e no atendimento à pacientes que apresentam complicações de procedimentos realizados em hospitais de menor complexidade.

 

Procedimentos mais realizados:

Cirurgia do Aparelho Digestivo:

  • Cirurgia dos tumores benignos e malignos do esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas.
  • Cirurgia das pedras da vesícula e das vias biliares
  • Cirurgia das doenças inflamatórias e infecciosas do aparelho digestivo

Cirurgia Geral

  • Cirurgias de hérnias da parede abdominal
  • Cirurgias de urgência e emergencia
  • Cirurgia do trauma
  • Cirurgias dos tumores que se originam no abdome e na pelve
  • Cirurgia dos tumors benignos e malignos da pele e das partes moles
  • Tratamento de feridas complexas de pele, com problemas na cicatrização
  • Colocação e manutenção de todos os tipos de cateteres e acessos venosos, arteriais ou peritoneais
  • Cirurgias e biópsias das doenças dos órgãos linfáticos
  • Cirurgias das glândulas tireoide e paratireoide

O Serviço mantém reuniões científicas discussões de caso e reuniões multidisciplinares regulares, integrando assistência, ensino e pesquisa:

  • Terças-feiras das 12:00 às 13:00 horas: Tumor board. Reunião onde são discutidos os casos complexos de tumores diagnosticados por equipe multidisciplinar. Reunião conjunta com os serviços de Proctologia, Oncologia, Radioterapia, Radiologia e demais especialidades envolvidas, dependendo da peculiaridade de cada caso;
  • Quartas-feiras das 19:00 às 20:00 horas: Aula teórica para residentes e doutorandos;
  • Quintas-feiras das 08:00 às 09:00 horas: Reunião da Cirurgia e Patologia – Sessão anátomo-clínica onde são revisados os espécimes operados pela equipe.
  • Quintas-feiras das 19:00 às 20:00 horas: Clube de Revista onde são discutidos artigos científicos da especialidade.

Os Serviços de CG e CAD é composto pelos seguintes profissionais:

Equipe do Serviço

novidades em destaque

encontre seu médico